Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

FRIO INTENSO! DF deve registrar temperatura no DF abaixo dos 10°C, alerta Inmet

As baixas temperaturas devem permanecer até o fim de semana


Conforme previsto, a onda fria que se intensificou  no Centro-Sul do Brasil, fez as temperaturas despencarem em todo o Distrito Federal. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno deve ocorrer entre esta quarta-feira (28) e domingo (1°). Na capital, os termômetros devem ficar abaixo dos 10°C durante todo o fim de semana.

Quem precisou sair de casa nas primeiras horas da manhã sentiu na pele os efeitos da baixa temperatura. A sensação térmica na estação de Águas Emendadas, em Planaltina, chegou a 3,3ºC. Na estação de Brasília-DF, registrou-se 5,3ºC por volta de 7h. A temperatura em si chegou a 7,6ºC, no Gama. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O que é a sensação térmica
A sensação térmica é uma referência, que considera variáveis meteorológicas, como a velocidade do vento, a umidade do ar, a pressão e, claro, temperatura objetiva. Nesta semana, os cálculos de sensação térmica frequentemente apontam para temperaturas abaixo das que são medidas pelos termômetros.

O meteorologista José Carlos Figueiredo, pesquisador do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Universidade Estadual Paulista (IPMet/Unesp), ensina a entender um pouco mais sobre essa sensação. "Sensação térmica é apenas uma sugestão, uma ilustração, não quer dizer que a pessoa realmente vai sentir a temperatura daquela maneira", disse o pesquisador. "É uma informação, mas, na prática, na vida real, isso não tem sentido algum."

Não se pode esperar, por exemplo, que em um dia em que a sensação térmica seja calculada em 0ºC, ou abaixo disso, a água de uma casa fique congelada. Também não é porque o cálculo de sensação térmica chega a 100º C que a água de uma banheira vai começar a borbulhar.

Ainda de acordo com a meteorologia, a temperatura, que chegou a 7ºC no início do dia, pode chegar a, no máximo, 27ºC durante a tarde. A umidade relativa do ar varia entre 20% e 80%.

Em Brasília, a umidade relativa do ar também tende a continuar baixa, chegando a 20% em algumas horas do dia.

Da redação Estrutural On-line

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.