Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Estrutural segue com programação para famílias no sábado (10)

Atividades do projeto ‘Área de Segurança Prioritária’ começam às 9h e são abertas à população

Cidade Estrutural é a primeira a ser atendida pelo projeto da Secretaria de Segurança Pública | Fotos: Divulgação/SSP

Além de reduzir dados criminais por meio de ações ostensivas e preventivas, o projeto Área de Segurança Prioritária (ASP), lançado pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP), tem como objetivo promover cidadania e levar serviços públicos à população. Neste sábado (10), a partir das 9h, a população da Cidade Estrutural, cidade em que o projeto estreou em 22 de junho, terá mais uma oportunidade de acesso a esses serviços, como emissão de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, consultas psicológicas e jurídicas. As equipes do ASP estão bem em frente à administração regional da cidade.

“A programação foi dividida, de forma que a população seja assistida durante todo o período”
Delegado Júlio Danilo, secretário de Segurança Pública

“O projeto ASP busca garantir a redução de crimes de forma equilibrada, seguindo a tendência e índices alcançados pelo Distrito Federal nos últimos anos”, explica o secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo. “Além do levantamento dos principais crimes ocorridos, em paralelo foi feito um mapeamento detalhado de vulnerabilidades sociais. Desta forma, foi possível preparar ações com base nas necessidades dos moradores ao longo dos três meses na Estrutural, de acordo com a previsão do projeto na região. A programação foi dividida, de forma que a população seja assistida durante todo o período.”

As atividades foram divididas em três blocos: atendimento à população, projetos sociais e ocupação de espaços. Cada um dos eixos terá duração de cerca de um mês. “A programação é uma continuidade das ações de prevenção e cidadania”, pontua o subsecretário de Prevenção à Criminalidade, Sávio Ferreira. “São diversos serviços e atividades que estarão à disposição da comunidade como forma de atender as demandas da região e aproximar os moradores das forças de segurança pública”.

Proteção à mulher

Policiais civis, por meio da unidade móvel da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), darão orientações à população sobre a Lei Maria da Penha. O objetivo é conscientizar mulheres vítimas de violência, bem como a comunidade em geral, sobre a importância do registro policial em casos de crime. Serão distribuídas cartilhas com informações sobre a lei e sobre medidas protetivas.

Não será possível registrar ocorrências na Deam Móvel, devido às medidas sanitárias em decorrência da covid-19. Em casos que demandem registros, haverá orientação para procurar a 8ª Delegacia de Polícia, que funciona na cidade, ou mesmo a Delegacia Eletrônica.

Museu Itinerante de Drogas

Visitas ao Museu Itinerante de Drogas serão guiadas; limite é de dez pessoas por sessão

O Museu Itinerante de Drogas, administrado pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), é parte da programação. Com duração média de dez minutos, as visitas são guiadas pelos policiais. Por conta dos protocolos de segurança sanitária, será permitida a entrada de até dez pessoas por vez. O ônibus ficará no estacionamento da Administração Regional da Estrutural. O museu integra a Escola Superior da Polícia Civil (ESPC), localizada no Riacho Fundo II. Devido à pandemia, os agendamentos para escolas estão suspensos.

Detran

Campanha do Detran envolve atividades especiais para o público infantil

O Departamento de Trânsito do DF (Detran) vai oferecer serviços como orientações sobre Habilitação Social, credencial para idosos e Detran Digital, bem como ações de promoção da educação no trânsito. “Vamos desenvolver ações educativas e lúdicas para o público infantil e adulto”, informa o diretor de Educação no Trânsito do Detran-DF, Marcelo Granja.

“Nosso foco será direcionado à circulação de pedestres, por meio de teatro, fantoches, mímicos e contadores de história” detalha o gestor. “Queremos proporcionar percepção da consciência de como fazer uma circulação segura e ao mesmo tempo trabalhar a questão da velocidade com os condutores, a importância de se respeitar a sinalização da via e, principalmente, a postura e responsabilidade que o condutor deve ter nas vias.”

Senai

Técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) vão ensinar as crianças a escovar os dentes. Será disponibilizada uma pia onde elas poderão fazer a escovação, e cada uma ganhará um kit com escova, pasta de dente e fio dental.

Outro serviço oferecido pelo Senai será a Cozinha Brasil. Durante a programação, a população poderá preparar alimentos nutritivos saudáveis, saborosos e sem desperdício, aproveitando o alimento de forma integral.

“O programa Cozinha Brasil tem mais de dez anos de existência e é referência no Brasil”, conta a coordenadora de Políticas Sociais da SSP, Marina Fernandes. “A intenção de trazê-lo para o evento é contribuir para a educação alimentar da comunidade e evitar o desperdício, já que haverá divulgação de receitas que incluem talos, cascas e partes não utilizadas de verduras e legumes. Já o escovódromo atenderá o público infantil. A ideia é envolver toda a família nas atividades.”

Com informações da Secretaria de Segurança Pública

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.