Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

“Bolsonaro é o Borba Gato de hoje”, dispara jornalista no Twitter

Altman afirmou que Bolsonaro representa “sem disfarce” o bandeirante, que, na sua avaliação, era um canalha


E continua repercutindo o incêndio da estátua do bandeirante Borba Gato, em Santo Amaro, na Zona Sul de São Paulo, ocorrido no último sábado (24), por um grupo de manifestantes de esquerda.

Desta feita, o jornalista Breno Altman fez uma referência ao Presidente Jair  Bolsonaro (sem partido) comparando a Borba Gato. Em sua conta pessoal no Twitter, Altman afirmou que Bolsonaro representa “sem disfarce” o bandeirante, que, na sua avaliação, era um canalha.

“O nome atual de Borba Gato é Jair Bolsonaro. Trata-se do legado da elite latifundiária e escravocrata, depois também burguesa e financeira, que liderou a formação do país e do Estado nacional, contra o povo. Bolsonaro representa esse canalha, sem disfarces, como Borba Gato”, destacou.

Bandeirantes como Borba Gato foram responsáveis por desbravar territórios no interior do Brasil, e, nessa marcha, capturaram e escravizaram inúmeros indígenas e negros. A história conta que, muitos ceifaram a vida de índios em confrontos que acabaram por dizimar vários povos. Também estupraram e traficavam mulheres indígenas, além de roubar minas de metais preciosos nos arredores de aldeias, de acordo com o livro "Vida e Morte do Bandeirante", de Alcântara Machado.

Vale lembrar que já tramitam na Assembleia Legislativa de São Paulo, pelo menos, dois projetos de lei que sugerem a retirada de monumentos que homenageiam os escravocratas em espaços públicos. Uma das propostas da deputada Erica Malunguinho (PSOL), sugere a transferência das estátuas para museus estaduais.

Da redação Estrutural On-line

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.