Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Policiais civis prenderam suspeitos de faturar R$ 3 milhões em fraudes bancárias


Nesta quarta-feira (12/5), policiais civis da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos – DRCC/PCDF - deflagraram a Operação Testa de Ferro (fase 2), em desfavor de suspeitos que faziam transações bancárias fraudulentas.

A investigação é consequência de uma série de outras apurações de fraudes bancárias que culminaram na identificação de uma Organização Criminosa, especializada na lavagem de valores (art. 1º da Lei nº 9.613/98), obtidos por meio da prática de crimes de furto mediante fraude (art. 155, § 4º, inciso II e IV, do CPB).

A organização criminosa tem como modus operandi o acesso à conta bancária das vítimas, e efetivação de diversas transações bancárias para incrementar o saldo, sendo os valores transferidos seguidamente a contas de passagem, para posteriores saques e/ou simulações de compras, fato que ocultava e dissimulava a natureza, origem e localização dos valores.

Na primeira fase da operação, deflagrada em 4 de maio de 2020, os Agentes cumpriram os mandados de busca e apreensão e prisão temporária em endereços localizados região administrativa do Riacho Fundo/DF e Samambaia/DF. À época, o prejuízo com os golpes chegava a mais de 800 mil reais. Na ocasião, seis suspeitos foram denunciados pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

Nesta segunda fase, os investigadores apuraram que o prejuízo é de aproximadamente três milhões de reais. Após autorização judicial, os policiais cumpriram 35 mandados judiciais, sendo 18 mandados de busca e apreensão (15 no Distrito Federal e três em Goiás) e 17 mandados de prisão preventiva.

A operação desta quarta-feira foi coordenada pela DRCC e contou com o apoio da Divisão de Operações Especiais (DOE) e da Divisão de Operações Aéreas (DOA).

O nome da operação “Testa de Ferro” faz referência à expressão que se refere a alguém que se apresenta em nome de outra pessoa, de alguma organização ou ideia que não é de sua própria autoria, mas que apresenta ser.

ASCOM/DGPC

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.