Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Instituto Reciclando Sons amplia seu atendimento graças ao fomento do Fundo de Apoio à Cultura-FAC

O projeto acontece com o apoio do FAC, Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal

 

Em meio à maior crise de saúde mundial, causada pela Covid-19, o Instituto Reciclando Sons (IRS), iniciou no dia 24/03, mais um projeto do Programa Socioeducacional do Instituto, o "Amigos da Orquestra". O projeto faz parte do Edital FAC Regionalizado (Nº 3/2020), do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC) do Distrito Federal.

O FAC Regionalizado foi desenvolvido para descentralizar e democratizar o acesso à Cultura, ampliando o atendimento para os projetos desenvolvidos nas Regiões Administrativas (RA) do DF, por meio do fomento de investimento do FAC.

Para conseguir o investimento, o Reciclando Sons concorreu com pelo menos 194 projetos inscritos no Edital de oito macrorregiões do Distrito Federal.

Para a presidente do Instituto, Rejane Pacheco, obter o investimento do FAC foi uma grande conquista nesse momento de crise para comunidade: "Acredito que esse projeto, acontecendo em meio à maior crise mundial causada pela Covid-19, irá trazer um novo respiro de esperança com música, cultura, arte e solidariedade à Cidade Estrutural, que tanto tem sofrido". [Rejane Pacheco].

Antes do início das aulas, devido ao lockdown contra a Covid-19, cada aluno compareceu ao Instituto por agendamento e assinou um termo de compromisso. Para que todos os alunos e alunas pudessem conhecer a direção e o funcionamento do projeto, a aula inaugural, aconteceu no dia 22/03, de forma virtual.

Durante a semana, nas aulas presenciais, os alunos e alunas tiveram aulas introdutórias sobre contextualização musical, instrumento e canto.

As oficinas do Amigos da Orquestra acontecem no contra turno escolar pela manhã e tarde, às terças e quintas, para as crianças de 7 a 10 anos. Para os alunos de 11 a 17, as aulas acontecem aos sábados pela manhã e para os jovens a partir de 18 anos, as aulas são à tarde. São 150 alunos matriculados.
 
Amigos da Orquestra
 
De caráter formativo, o Amigos da Orquestra é voltado para o incentivo às práticas musicais de coral e orquestra que visam a sustentabilidade e fortalecimento das ações socioculturais do Instituto Reciclando Sons, tais como: espetáculos musicais produzidos e apresentados por crianças, adolescentes e jovens carentes, produção de material didático e artístico e fomento sociocultural por meio de palestras e intercâmbio com outras instituições.
 
Atua na criação de um banco de talentos de profissionais nas áreas musicais de educação social, produção e gestão, a fim de que o público jovem atendido pelo projeto possa alcançar a inclusão sócio produtiva no mercado de trabalho musical.

As oficinas socioeducativas do PSE /IRS são: musicalização infantil, instrumento, canto coral, teoria musical, orquestra e ainda os alunos são convidados a participar de forma complementar da oficina de inglês e de palestras que ocorrem ao longo do semestre.

O projeto terá duração de seis meses com formatura de encerramento.

FAC
 
O FAC é o principal instrumento de fomento às atividades artísticas e culturais Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, que oferece de forma ponderada e de forma investida apoio financeiro a financiamentos não-reembolsáveis, e seus projetos são selecionados por Editais públicos.

O Edital FAC Regionalizado foi desenvolvido para dar mais oportunidades aos setores mais afetados pela crise.

Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.