Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Cerca de 13% da população do DF já foi imunizada contra covid-19, diz Secretaria de Saúde

Até o momento, já foram vacinadas 297.956 integrantes do grupo prioritário; ao todo, a população a ser vacinada é de 2.309.944 pessoas  

A enfermeira Lídia Rodrigues Dantas foi a primeira a ser vacinada: “A gente lutou muito, e agora temos esperança de que tudo vai se normalizar” | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

Conforme dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), nesta quarta-feira (31/3), o número de pessoas vacinadas no DF contra a covid-19 já chega a 12,9% da população. Ao todo, as pessoas que já tomaram a primeira dose foram 297.956 pessoas e que tomaram a segundo dose foram 75.485. Como ainda não há vacina para jovens e crianças, a população a ser vacinada tem idade acima de 18 anos e essa população no DF, segundo a pasta, seria de 2.309.944 pessoas.

A vacinação na capital federal tem sido feita como no restante do país, ou seja, a SES-DF recebe as doses repassadas pelo Ministério da Saúde e distribui à população conforme um critério de público-alvo. No momento, o público a ser vacinados, com exceção dos profissionais de saúde e segurança que tem vacinação específica por estarem na linha de frente, é de 67 e 68 anos.

“A vacinação é o principal recurso terapêutico capaz de frear esse ritmo da pandemia no Brasil. Estamos sempre na expectativa da chegada de mais doses, pois nossa capacidade de vacinação é grande”, lembra o coordenador de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Fernando Érick Damasceno.

O DF já recebeu 448.410 doses da vacina contra covid-19, sendo que 415.980 já foram distribuídas às salas de vacinação e o restante está armazenado na Rede de Frio Central, no Parque de Apoio. As doses utilizadas são a CoronaVac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac, e a vacina de Oxford, produzida pelo laboratório AstraZeneca e, no Brasil, pela Fundação Oswaldo Cruz.

Ainda foram vacinados, com a primeira dose, na rede pública de saúde da capital federal, segundo a SES-DF, cerca de 29.106 pessoas que vieram de outros estados. Agora, para atender a esses pacientes que devem retornar para a aplicação da segunda dose, a pasta solicitou um acrescimento de 20 mil doses no repasse do Ministério da Saúde.

Por redação Estrutural on-line

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.