Mobile Menu

Data Atual / Redes Sociais

CARREGANDO...

Publicidade Internas 970x90

Vazamento de substância desconhecida em empresa de recicláveis na Estrutural causa reação em catadores

CBMDF atende ocorrência de vazamento de substância desconhecida - (crédito: Edis Henrique Peres/CB/D.A Press) Na manhã desta quarta-feira (1...
CBMDF atende ocorrência de vazamento de substância desconhecida - (crédito: Edis Henrique Peres/CB/D.A Press)

Na manhã desta quarta-feira (10/3), três catadores do galpão de triagem de materiais recicláveis do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), localizado na quadra 2 do Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA), ao lado da Capital Recicláveis, apresentaram reação a um produto ainda não identificado. Os catadores tiveram crises de tosse e mal-estar.

Os três catadores receberam atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no local e dois foram dispensados. O terceiro, que apresentava tosse persistente, foi encaminhado para a unidade de pronto atendimento (UPA) do Núcleo Bandeirante.

A equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) recebeu a ocorrência por volta das 11h30 de um possível vazamento de gás liquefeito de petróleo (GLP), o famoso gás de cozinha. Contudo, ao chegarem ao local, os bombeiros perceberam que a situação era diferente.

Segundo Cidemar da Silva Neves, subtenente do CMBDF, havia 108 pessoas trabalhando no galpão. "Um dos sacos se rompeu quando um dos catadores manuseou o material. O saco continha um pó de cor amarelada e, após esse pó se espalhar pelo local, três dessas pessoas começaram a se sentir mal. O Corpo de Bombeiros tomando conhecimento dessa situação e do mal-estar dos catadores mobilizou uma operação que envolvia uma equipe especializada em produtos perigosos. Essa equipe possui roupas e materiais específicos para localizar esses produtos", conta.

A investigação feita pelo CBMDF seguiu até 14h25, quando a última equipe deixou o local. Os bombeiros recolheram uma amostra do produto do galpão. Será encaminhado para identificação. O CBMDF também trabalha com a hipótese de um dos catadores ter disparado por acidente um recipiente com gás de pimenta, o que poderia ter desencadeado os sintomas dos catadores.

Volta das atividades

O SLU, responsável pela Instalação de Recuperação de Resíduos (IRR), informou que não pretende voltar com as atividades nesta quarta e que uma empresa especializada no serviço vai recolher o material que foi lacrado pelos bombeiros.

A engenheira de segurança da SLU, Janaina Adriana de Trindade, explicou que o plano de contingência foi aplicado rapidamente pelos catadores. “O galpão não voltará a operar hoje, precisamos primeiro investigar e obter os resultados para garantir a segurança dos catadores”, pontua.

André Luíz Junqueira, coordenador dos galpões SLU, informou que os produtos levados para o IRR do SCIA são colhidos em diversas regiões administrativas, como Guará, Águas Claras e Núcleo Bandeirante. “Acontece que muita gente ainda realiza um descarte inadequado do lixo, por não ter uma informação a respeito. Aqui no galpão a gente realiza a triagem desses materiais recicláveis e aí o Capital Recicláveis costuma comprar esses produtos”, explica.

Por: Edis Henrique Peres
Fonte: Correio Braziliense
Tags:
Política de Comentários - Estrutural On Line

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Estrutural On Line. Você pode ser responsabilizado pelo conteúdo publicado.

Por favor leia nossa Política de Comentários antes de comentar.

Comentários

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS