Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Instituto Reciclando inicia o seu Programa Socioeducacional com o projeto Notas e Canções


As oficinas presenciais de musicalização infantil do projeto Notas & Canções 2021, do Instituto Reciclando Sons em convênio com o Instituto Bancorbrás, começaram nesta terça-feira (16/03). As aulas aconteceram nos turnos manhã e tarde, e serão transmitidas  ao vivo também na versão online.

Para estarem uniformizados, cada aluno foi agendado para receber a camiseta do projeto e assinar um termo de compromisso, na instituição. Os alunos puderam, ainda, receber um pão de boas vindas da cozinha semi-industrial da instituição e registrar o momento com fotos. Tudo seguindo os protocolos de segurança do Ministério da Saúde.

Ver vídeo do protocolo de segurança:




Durante a primeira semana nas aulas de acolhimento para os novos alunos, os professores e monitores auxiliares, apresentaram um pouco do contexto de aprendizagem musical, contaram histórias fantasiados de personagens infantis e cantaram. 

"Nos caracterizamos com personagens de histórias infantis, para aprimorar o desenvolvimento cognitivo. Estar fantasiado nos traz à memória a infância e deixa a didática de ensino mais divertida", declara a professora de música, Sarah Nascimento.

Elloá, Fernandes, 8 anos, é nova no Instituto e está bastante empolgada com as aulas: "Estou me sentindo feliz". Quero muito aprender a tocar e a cantar. Acho muito lindo!"  

Outro aluno novo no Instituto, é o Nathan Vinícius, de 7 anos. Ele nos contou que o sonho dele é tocar violino para ficar calmo: "O violino é um instrumento muito bom. Tira o estresse".

Aula inaugural

Nesta edição, a aula inaugural de boas-vindas, do Notas & Canções, aconteceu no último sábado (13/02), de forma remota para que pais e alunos conhecessem a direção e o projeto.  

Durante o encontro online, foram passadas todas as informações sobre as medidas de segurança adotadas contra a COVID-19, para as aulas presenciais. Entre elas, um questionário de saúde que o aluno deverá responder um dia antes das oficinas, para saber se está apto a participar. Caso não esteja, o aluno poderá acompanhar as aulas de casa, transmitidas virtualmente.

Foram apresentadas as metodologias que serão aplicadas ao longo do projeto.  

[...] O objetivo é envolver o estudante com a música da mesma forma que ele se envolve com a linguagem verbal e com a sua vivência cotidiana. Tudo isso partindo do princípio de que a capacidade não é inata, que o talento pode ser criado e que a educação musical pode trazer soluções para as vulnerabilidades que os educandos enfrentam diariamente. (Rejane Pacheco 2021)  

Com o lema "Juntos somos mais fortes", a diretora executiva do Instituto Reciclando Sons, Rejane Pacheco, se mostrou otimista e adiantou a possibilidade do retorno das aulas de musicalização para os adultos. "Torço muito para que logo, logo possamos anunciar vagas abertas para os papais e as mamães dos alunos".

Na oportunidade, o vice-diretor do Instituto Bancorbrás, Cláudio Roberto, deixou uma mensagem de boas-vindas a todos os alunos do projeto e parabenizou o Instituto Reciclando Sons pelo trabalho executado durante a pandemia:  

"Quero parabenizar a todos pelo belíssimo trabalho realizado pelo Instituto Reciclando Sons. E, principalmente, por eles terem superado todas as adversidades que a pandemia nos impôs, para se manterem firmes no propósito de transformar a vida das pessoas por intermédio da música. O Instituto Bancorbrás, apoia e acredita no projeto, há mais de 10 anos. E nós estamos muito felizes por iniciar mais um ano letivo. E nós desejamos muito sucesso a todos os participantes. Que seja um ano de muito aprendizado, conquistas e crescimento pessoal para cada um de vocês". Um grande abraço e o nosso muito obrigado! (Cláudio Roberto)  

Veja o vídeo do evento:

Projeto Notas & Canções

Desde 2012, o projeto Notas e Canções atendeu mais de 808 crianças e adolescentes com idade entre 7 e 16 anos, no horário contrário ao da escola regular. Tem por objetivo oferecer prioritariamente aos moradores da Cidade Estrutural, em situação de vulnerabilidade social e de baixa renda, a promoção da formação cidadã e o fomento à cultura, o desenvolvimento de habilidades socioeducativas, o resgate de valores culturais, a descoberta de novos talentos, a capacitação profissional, contribuindo assim para a redução da desigualdade social.

A educação musical é integrada num processo interdisciplinar para a valorização do aprender e cria a oportunidade de uma convivência saudável entre os atendidos, dentro dos pressupostos da proteção social básica.

O Projeto Notas & Canções tem buscado fortalecer a sua proposta socioeducativa, possibilitando que educandos formados nessa etapa sigam para a próxima fase do Programa Socioeducacional do Instituto Reciclando Sons, ou seja, a formação profissionalizante. Além da formação continuada, os educandos atendidos terão subsídios e alternativas de geração de renda inovadora e uma inquestionável resposta a favor da inclusão social. 

Além do trabalho social, os profissionais formados pelo projeto poderão atuar nas seguintes áreas: Músicos de orquestras ou conjuntos populares; Instrumentistas de vários gêneros e especialidades; Cantores de vários gêneros e especialidades e Monitores em projetos de formação musical.

Denubia Amorim ASCOM do Instituto Reciclando Sons

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.