Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

PCDF deflagra Operação Sborone e desarticula organização criminosa familiar voltada ao tráfico de drogas interestadual


Nesta sexta-feira (5), a Polícia Civil do DF, por meio da Coordenação de Repressão às Drogas – Cord, deflagrou a Operação Sborone e prendeu cinco pessoas - duas no DF, duas em GO e uma em SP. As investigações começaram em maio de 2019 com foco em tráfico interestadual de drogas realizado por uma organização criminosa responsável por abastecer o Distrito Federal, especialmente a Região Administrativa de Ceilândia com carregamentos de entorpecentes.

Na ação desta sexta-feira (5), também foram cumpridos mandados judiciais de sequestro de três imóveis – uma casa, um apartamento e uma chácara – localizados em Goiânia/GO, Águas Claras e Brazlândia/DF, no valor de, aproximadamente, R$ 4 milhões. Foram apreendidos 12 veículos, no valor de aproximadamente R$ 1,2 milhão. Ainda foram expedidos 27 mandados de busca e apreensão para os Estados de São Paulo – Ribeirão Preto, Santa Catarina, Goiás – Goiânia, zona rural de Cromínia, Aparecida de Goiânia e Luziânia, além do Distrito Federal – Ceilândia, Samambaia e Águas Claras. Os policiais também encontraram e desativaram um laboratório de skunk com aproximadamente 20 quilos de maconha. 

Conforme investigado, os policiais tomaram conhecimento de que a atuação criminal se tratava de uma organização familiar liderada por pai e filho, ambos do DF e radicados em Goiânia/GO. Foi verificada grande evolução patrimonial dos principais investigados e também dos demais associados. Alguns adquiriram, recentemente, imóveis, jet-skis, veículos de alto padrão. Os bens adquiridos, em sua maioria, possuem titularidade em nome de terceiros, manobra utilizada por organizações criminosas para ocultação de bens e lavagem de dinheiro obtido através do tráfico de drogas.

Em fevereiro do ano passado, a Cord, com o apoio da PMGO, apreendeu um carregamento de entorpecentes de, aproximadamente, 1,4 tonelada de propriedade dessa organização criminosa.

Em junho de 2020, foi deflagrada pelo Denarc/PCGO a Operação Barcelona quando foi desestruturada uma das principais organizações criminosas do centro-oeste. Nesse momento a Cord/PCDF obteve informações de que os líderes da organização criminosa investigada pela PCDF eram os principais associados do líder da organização criminosa goiana.

No celular apreendido do líder da organização criminosa goiana havia vasto conteúdo de mensagens relatando transações milionárias, aquisição de carregamentos de maconha, cocaína, Skank etc.

Com informações da ASCOM/DGPC

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.