Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

🚨Mais de 4 mil pessoas são abordadas em operação para redução de homicídios


Mais de quatro mil pessoas já foram abordadas durante a Operação Quinto Mandamento desde o início da ação, em 31 de julho. No último final de semana – entre sexta-feira (16) e domingo (18) – as equipes estiveram no Recantos das Emas, Sol Nascente, Ceilândia, Santa Maria, São Sebastião e Samambaia.

A operação tem como objetivo reduzir os crimes contra a vida e, sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), reúne representantes das forças de segurança – Polícias Civil (PCDF) e Militar (PMDF), Departamento de Trânsito (Detran-DF) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) – e do DF Legal e Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF).

As regiões administrativas que ação é realizada são definidas a partir de levantamentos e análises das Subsecretarias de Inteligência (SI) e de Gestão da Informação (SGI), da SSP/DF, que mapearam locais, dias e horários e locais de maior incidência de cada crime.  A coordenação é feita pela Subsecretaria de Operações Integradas (SOPI), da SSP/DF.

“A Quinto Mandamento tem sido essencial para que possamos seguir no decréscimo dos crimes contra a vida aqui no Distrito Federal. Os resultados dessas ações integradas tem colocado o DF como destaque nacional, o que mostra que estamos no caminho certo em relação às políticas e estratégias adotadas”, afirma o secretário de Segurança Pública, o delegado Anderson Torres.

Resultados alcançados

Desde 31 de julho até o último final de semana, a PMDF e a PCDF realizaram, de forma conjunta, 4.614 abordagens, com checagem de documentação, como carteira de habilitação, e também de mandados de prisão em aberto. Os policiais também fiscalizaram 548 veículos foram fiscalizados.

O DF Legal já vistoriou 477 estabelecimentos nas seis regiões. O Detran-DF e o DER/DF abordaram 919 veículos e aplicaram notificações diversas.

Bombeiros militares passaram orientações a 144 comerciantes sobre documentação e saídas de emergência e Sistema de Combate a Incêndio.

Os resultados alcançados são bastante expressivos, como afirma o subsecretário de Operações Integradas da SSP/DF, o coronel Márcio Vasconcelos. “A operação é realizada de forma integrada, com cada órgão atuando dentro de suas competências, de forma extraordinária. Ou seja, independente da ação rotineira de cada órgão. A produtividade tem crescido a cada final de semana”.

Por Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF  / Edição: João Roberto

Foto: Divulgação/ NUAOP- SSP/DF

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.