Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

🚨Quinto mandamento: quase quinhentas abordagens no final de semana


Com foco na redução dos crimes contra a vida, a operação 5º Mandamento, ocorre há pouco mais de um mês em diferentes regiões do Distrito Federal. No último final de semana, foram realizadas 490 abordagens pessoais e fiscalização de cerca de 142 veículos em Ceilândia, Taguatinga, Recanto das Emas, Samambaia, Gama e Santa Maria.

A Operação é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF). Realizada de forma integrada, reúne as forças de segurança – Polícias Civil (PCDF) e Militar (PMDF), Departamento de Trânsito (Detran-DF) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) – além de outros órgãos, como DF Legal e Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF).

“O comprometimento dos participantes e a coordenação da Subsecretaria de Operações Integradas (Sopi) têm contribuído para o sucesso da operação, que tem como objetivo manter a redução de crimes contra a vida conquistados no primeiro semestre. Além disso, a presença do Estado nessas regiões tem um impacto bastante positivo na sensação de segurança da população”, argumenta o secretário de Segurança Pública, delegado Anderson Torres.

Os dias e horários das ações são determinados por meio de levantamentos das subsecretarias de Inteligência (SI) e de Gestão da Informação (SGI), da SSP/DF.

O foco das ações é a prevenção dos crimes relacionados aos homicídios, como afirma o subsecretário de Operações Integradas, coronel Márcio Vasconcelos. “Atuamos na repressão ao tráfico de drogas e ao porte ilegal de arma, por exemplo, que estão diretamente ligados aos crimes violentos contra a vida, que englobam ainda latrocínios e lesões corporais seguidas de morte”.

Cento e cinquenta servidores participaram da operação. As abordagens da PMDF, em parceria com a PCDF, resultaram na abordagem de 490 pessoas, que tiveram os antecedentes criminais consultados. Trinta e cinco veículos foram abordados pelos policiais.

Bombeiros militares fizeram orientações aos estabelecimentos comerciais sobre a importância de manter em dia a documentação e cumprir exigências, como sinalização das saídas de emergência.

O Detran-DF, com apoio do DER/DF, montou barreiras nas cidades e consultou a situação de 97 veículos. Dois veículos foram removidos ao depósito e houve uma autuação por estacionamento em lugar indevido. Três condutores estavam com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida.

Fiscalização

Quarenta e cinco estabelecimentos comerciais foram fiscalizados pelo DF Legal. Do total, seis comércios apresentavam irregularidades e foram autuados. Dezenove deles foram notificados e um por falta do uso de máscaras. Cinco estabelecimentos forma orientados pelos fiscais do órgão, que informaram sobre os cuidados necessários, como evitar aglomeração.

A 5º Mandamento faz referência ao mandamento bíblico: Não Matarás.

Por Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF / Edição: João Roberto

Fotos: NUAOP – SSP/DF

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.