HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin
GIF-300-MEGA

Últimas notícias

latest
Continua abaixo do anúncio
Butique-das-utilidades

Operação das forças de seguranças do DF dá ênfase a mandamento bíblico. (Não Matarás).

Foto: Felipe Pereira Uma operação batizada por nome quinto mandamento que iniciou sexta-feira (31), e foi até esse domingo (02), onde várias...

Foto: Felipe Pereira

Uma operação batizada por nome quinto mandamento que iniciou sexta-feira (31), e foi até esse domingo (02), onde várias regiões administrativas receberam reforço dos órgãos de segurança pública e das agências de mobilidade e fiscalização.

A ação das instituições, visou no combate a crimes violentos, letais e intencionais, além dos relacionados ao tráfico de drogas.

As equipes foram distribuídas em cinco áreas: Ceilândia, Samambaia, Recanto das Emas, São Sebastião, Planaltina e Estrutural.

“A 5º Mandamento faz parte de uma série de ações estratégicas da SSP/DF para manter o índice de redução de crimes conquistados no primeiro semestre deste ano. Para isso, planejamos ações cirúrgicas, definidas com base em levantamento das Subsecretarias de Inteligência (SI) e de Gestão da Informação (SGI), que mapearam locais, dias e horários e locais de maior incidência de cada crime. A coordenação é feita pela Subsecretaria de Operações Integradas (SOPI)”, explicou o secretário de Segurança Pública, delegado Anderson Torres.

A Operação será realizada aos finais de semana, afirma o secretário. “Faremos operações todos os finais de semana, intercalando entre a 5º Mandamento e a Vita Salutem, que já vinha sendo realizada no mesmo formato, de forma integrada, mas com foco em crimes cometidos nas imediações de estabelecimentos comerciais. As duas ações são complementares e têm caráter permanente”.

Nessa sexta-feira (31), a operação ocorreu em Samambaia e Ceilândia. No decorrer do final de semana, será realizada em outras regiões administrativas. Cerca de 150 representantes dos órgãos atuantes participaram do primeiro dia da operação.

O secretário-executivo de Segurança Pública, o delegado Júlio Ferreira, acompanhou o primeiro dia da operação. “O foco dessa operação específica será a prevenção e repressão de crimes como o tráfico de drogas e o porte ilegal de arma, que estão diretamente relacionados com os crimes violentos contra a vida. De forma integrada, as forças de segurança e demais órgãos realizaram abordagens em pessoas, veículos e comércios e isso causa um impacto positivo na sensação de segurança da comunidade”.

A PMDF realizou cerca de 230 abordagens pessoais nas duas regiões. Quinze estabelecimentos foram vistoriados pelo DF Legal. Dois deles foram notificados por irregularidade na licença de funcionamento.

A PCDF fez verificação de mandados em aberto. Um foragido foi identificado. Uma pessoa foi autuada por uso e porte de substância entorpecente. A Divisão de Operações Especiais (DOE), da PCDF, deu apoio em toda operação realizada em Samambaia.

O DETRAN-DF e o DER/DF, com apoio de policiais militares, montaram pontos de bloqueios nas duas regiões. Com isso, 77 veículos foram abordados, quinze foram removidos ao depósito e oito motociclistas foram autuados com escapamento das motos alterados. Nove pessoas sem carteira de motorista e uma com o documento vencido foram identificadas. Seis pessoas se recusaram a realizar o teste de bafômetro.

A 5º Mandamento faz referência ao mandamento bíblico: Não Matarás.

Por Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF
Edição: João Roberto / Francisco Gelielçon

#Estrutural#On#Line

Nenhum comentário