Mobile Menu

Data Atual / Redes Sociais

CARREGANDO...

Publicidade Internas 970x90

Análise da Fiocruz libera 300 mil kits de testes rápidos doados ao GDF

Recebidos pela Secretaria de Economia no início deste mês, exames para detectar a Covid-19 passaram pela avaliação técnica da fundação Os ex...

Recebidos pela Secretaria de Economia no início deste mês, exames para detectar a Covid-19 passaram pela avaliação técnica da fundação

Os exames serão oferecidos pela rede pública nas UBSs, em hospitais e UPAs
Foto: Divulgação / Agência Brasília

Os 300 mil kits de testes rápidos para detecção de anticorpos IGM de Covid-19 doados ao Governo do Distrito Federal estão liberados para uso. O material, recebido pela Secretaria de Economia, passou pela análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). No valor total de R$ 8,5 milhões, a doação partiu de um pedido do governador Ibaneis Rocha, que determinou à Secretaria de Economia a operacionalização do processo.

R$ 8,5 milhões
Valor total do lote de testes rápidos doados ao GDF

Acompanhado pelo diretor do Laboratório Central de Saúde Pública do DF (Lacen), Jorge Antônio Chamon Júnior, o secretário de Economia, André Clemente, foi a Itajaí (SC) receber o material, transportado em caminhões refrigerados. Os testes chegaram ao Distrito Federal no dia 2, tendo sido encaminhados à Secretaria de Saúde (SES), que solicitou a análise técnica à Fiocruz.

Foram realizados testes em dois kits, cada um com 50 exames. O laudo mostra que o resultado encontrado pela equipe técnica está de acordo com o declarado pela fabricante, Hecin Scientific. Em 28 amostras clínicas positivas de Covid-19, foram encontrados apenas quatro resultados falsos positivos (87,5% de acerto), enquanto 72 amostras negativas também geraram quatro falsos negativos (95,81%). Com a aprovação, os kits estão disponíveis para testagem na rede pública em pacientes que apresentarem sintomas da doença do oitavo ao décimo quarto dia.

Rede pública oferece

Os exames detectam a presença de anticorpos que o organismo humano produz contra a Covid-19 e serão oferecidos pela rede pública nas unidades básicas de saúde (UBSs), em hospitais e unidades de pronto atendimento (UPAs). Isso porque os profissionais de saúde fazem coleta sangue (soro ou plasma), o que requer ambiente laboratorial para o processamento.

Quem tiver sinais da doença causada pelo novo coronavírus deve procurar a UBS mais próxima de casa, onde, se for o caso, poderá fazer o teste mais indicado pelos profissionais de saúde. É recomendado que o exame seja realizado a partir do oitavo dia de sintomas, porque os anticorpos são mais detectáveis.

Saiba mais sobre os testes e veja, no site da SES, onde fica a unidade de saúde mais perto da sua casa.

FONTE: AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: CHICO NETO
Tags:
Política de Comentários - Estrutural On Line

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Estrutural On Line. Você pode ser responsabilizado pelo conteúdo publicado.

Por favor leia nossa Política de Comentários antes de comentar.

Comentários

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário.