Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Excelente trabalho do Instituto Bom Samaritano vem fazendo a diferença na vida de muitas pessoas na Cidade Estrutural.

Na cidade  Estrutural (DF), funcionou quase 60 anos , sendo o segundo maior lixão da América Latina. Foi em cima dele que várias famílias construíram suas vidas! São pessoas que sobreviviam da coleta de recicláveis do lixão.  Com o aterro desativado, os catadores ficaram desempregados e, hoje, muitas  famílias sobrevivem dos lixos descartados ilegalmente por grandes empresas, inclusive de alimentos vencidos.

O Presidente do Instituto Bom Samaritano Joales Reis, juntamente com outros voluntários da Instituição ,tentam levar  as famílias atendimento médico com a carreta da Saúde , além de alimentação,roupas e muito mais .

Joales e a sua esposa Giliane se dedica integralmente ao projeto ,desde quando abriu as portas, não tem apoio governamental nem patrocínio de empresas privadas. No dia a dia, eles conta com apenas alguns  voluntários  e alguns amigos e apoiadores.
Colocamos em prática 3 palavras que juntas formam nossos valores; SOLIDARIEDADE,HUMANIDADE E TRANSPARÊNCIA.Vemos o resultado do nosso trabalho estampado no rosto de quem mais precisa de nós,é exatamente isso,que nos impulsiona a continuar. Afirmou Giliane esposa do presidente.
Ainda assim,  o instituto social Bom Samaritano atua intensamente. Dá apoio a crianças carentes, doa cestas básicas semanalmente a famílias cadastradas, distribui um sopão a moradores de rua e  vai oferecer cursos de geração de renda, como Agente de portaria ,eletricista, camareira à informática, artesanato.Para custear tudo, além de usar recursos próprios com ajuda de amigos, Joales Reis faz eventos como dia das crianças e o NATAL SOLIDÁRIO e realiza campanhas de arrecadação de doações e de apadrinhamento no instagram  (bomsamaritanosocial)

Ajude as famílias que vivem próximo o lixão da Estrutural  (DF)

Para ajudar a ONG com os trabalhos, eles estão criando uma vaquinha . O valor de R$ que precisam nesse momento é de   45.500 para a terminar a construção da sede  , Creche social Bom Samaritano no local ,e comprar todo mobiliário para amparar as crianças . Com os espaços que temos facilitará para  que possam  estocar as doações e facilitar a distribuição para as famílias, e o valor que conseguirmos a mais, será para a compra de uma Combi, e com ela para facilitará  buscar as doações.
Algumas crianças estudam, mas muitas não. Depois que você pisa naquele chão sujo de lixo e olha aquele céu cheio de urubu, você nunca mais deixa de voltar.
Desde 2008, a ONG, fundada pelo senhor Pr, Pedro Farias,infelizmente faleceu ano retrasado, realiza ações sociais no bairro Santa Luzia e na ESTRUTURAL em que moram mais de 5 MIL  famílias em condições extremas de pobreza. Muitos não tem roupa, as casas são literalmente de madeirite , algumas moram em cima do lixo, sem esgoto, sem sanitários, sem nada mesmo!
É cada vez mais crianças. Cada vez mais gente. Cada vez mais lixo. Os espaços que eles chamam de “casas”, que na verdade nada mais são que amontoados de papelão. Sem energia. Sem esgoto. Sem móveis. Emergem nesse ambiente, famílias de 5 a mais pessoas. explicou o Presidente da ONG. 
Como ajudar?
Além da vaquinha, a ONG precisa de doações de alimentos, água, brinquedos, roupas,material escolar e fraldas para distribuição em ações pontuais. Mas também a instituição  está precisando de  parcerias de profissionais e empresas para desenvolver no local palestras de conscientização e cursos.

A importância da construção da sede e da compra do veículo
O Joales explicou que a ONG está há alguns anos na luta para a construção de uma sede no bairro, para facilitar o estoque e a distribuição das doações.

Eles também precisam de um veículo para coletar as doações, pois sempre precisam encontrar pessoas que possam emprestar um veículo, ou precisam alugar um caminhão. “Não temos nada, estamos sozinhos. A política pública se faz totalmente e absolutamente ausente.”

Ao questionar porque o nome Bom Samaritano:
Ele encheu os olhos de lagrimas e respondeu ' " Na parábola contada por Jesus, relatada no Evangelho de São Lucas, capítulo 10, um doutor da lei pergunta a Jesus o que deveria fazer para herdar a vida eterna. Jesus responde que era preciso amar a Deus e amar ao próximo." "bom samaritano" "passou a designar qualquer pessoa que se preocupa com os outros, que age sempre a favor do bem, que procura ajudar em qualquer circunstância, sem falsos interesses."
"Precisamos acreditar no ser humano. Sempre vou achar que é possível fazer diferença na vida de alguém” 
Segundo os colaboradores da Ong, a responsabilidade é grande e o trabalho vai continuar com o objetivo de atender a população carente da região. Seja você também um voluntário  ou patrocinador do Instituto ,pra que as acões sejam contínuas e efetiva. contato para ajudar  : (61)98601-8493 institutoibs10@gmail.com

Fonte: Lidera DF.

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.