Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Transferência de batalhão para outro local faz população criar abaixo assinado na Estrutural.

Roubos a pedestres, a residencias e assaltos em coletivos que faz o transporte público de passageiros aumentaram na Cidade Estrutural. Tudo isso começou desde que os policiais militares foram transferidos para o centro olímpico, saindo do antigo batalhão que fica em área comercial e ponto estratégico na entrada da Cidade.

Segundo informações que recebemos na época (02/09/2019) do Centro de Comunicação Social da PMDF. A transferência ocorreu por motivo das instalações serem insalubres e não comportarem a estrutura física do batalhão.

Leia a nota !
A Polícia Militar do DF informa que o 15° BPM está funcionando no Centro Olímpico, pois as antigas instalações, além de serem insalubres, não comportavam a estrutura física do batalhão. Há um projeto em andamento para construção da nova unidade, porém, sem previsão para iniciar as obras.Atenciosamente.Assessoria de Imprensa.
Mas a realidade é outra, o "novo" local que os policiais estão ocupando não tem estrutura nenhuma para ser batalhão, pois a área foi mal adaptada. O local que funcionava como salas de departamentos do centro olímpico e posteriormente transformadas em salas de atendimento para o centro de saúde, agora passou a ser "área da polícia militar".

Há vários problemas, alguns deles são: existe somente um banheiro que é destinado tanto para os homens quanto para as mulheres, não tem água filtrada para os policiais beberem, (Caso queira água filtrada eles tem que comprar), não há reserva de armamento e uma das denúncias mais graves que no período da madrugada as equipes táticas não funcionam. 

Quando os policiais precisam de fazer suas necessidades fisiológicas, tem que se deslocar para outros banheiros, seja de postos de combustíveis, do próprio centro olímpico (outros departamentos do C.O), comércios da cidade ou até mesmo irem até o 4° BPM localizado no Guará.

Os moradores das proximidades do centro olímpico ficam gratos por ter o batalhão próximo, já por outro lado, a grande maioria dos moradores reclamam, inclusive fizeram um abaixo assinado pedindo a volta dos policiais ao antigo local.

Nos grupos de WhatsApp muitos moradores protestam e estão reunindo-se em um só propósito que é melhorar a sensação de segurança, inclusive através de manifestações a fim de reativar o antigo batalhão.

Dois casos que ocorreram próximo ao antigo 15°BPM e chamaram a atenção a nível regional, mostra a vulnerabilidade da região. O Primeiro ocorreu no dia cinco de novembro, onde dois indivíduos tentaram tomar a arma de um vigilante do posto de saúde que resultou em troca de tiros, felizmente pelo bom preparo do funcionário de segurança fez que ele agisse no momento certo evitando que algum paciente fosse alvejado.

O outro, foi uma execução que ocorreu na noite onze de novembro. Sem contar inúmeros casos de roubos ao comércio nas proximidades ao batalhão que foi desativado.

A equipe do blog Estrutural on-line entrou em contato com administrador regional Major Cunha responsável pelo SCIA / Estrutural e ele nos respondeu através do WhatsApp que está buscando apoio correto para solucionar os problemas da região e, está ciente que uma das principais reivindicações da população é a segurança pública e também está trabalhando a fim de resolver esse problema, inclusive protocolou várias demandas em ofício a SSP/DF (Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal) pedindo:

- Aumento do efetivo da Polícia Militar para reabertura do posto policial do centro
da cidade;

- Desvincular e transferir a responsabilidade de policiamento da Colônia Agrícola 26
de setembro e da RA XXIX/SIA para outro Batalhão;

- Construção das instalações definitivas do 15º Batalhão no Setor Central;

- Instalação de câmeras de vídeo monitoramento na Cidade Estrutural e SCIA, bem
como da sala da Central de Monitoramento no 15º Batalhão;

(Emenda Parlamentar 38/2019, no valor de R$ 256.000,00 - Instalação de 20 (vinte) câmeras de segurança).

Por Francisco Gelielçon
#EstruturalOnLine

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.