Continua abaixo do anúncio.
Saga da Estrutural. (A história sem fim) - Estrutural On Line

Últimas notícias

Galeria Estrutural on line

16 de fev. de 2019

Saga da Estrutural. (A história sem fim)

Não é novidade que a Cidade Estrutural nasceu de forma irregular e os primeiros moradores viviam através da reciclagem de materiais.

Mesmo já existindo o lixão da Estrutural desde o início da construção de Brasília e várias pessoas já trabalharem no local. Até meados da década de 80 uma parte dos lixos recolhidos no DF eram despejados na antiga Vila São José que atualmente é o Vicente Pires (Área mais próxima á Taguatinga). Com encerramento dos descartes na Vila São José, alguns moradores passaram a trabalhar no lixão que futuramente seria nomeado "Lixão da Estrutural".

Passaram-se décadas e no ano de 1994, várias pessoas invadiram a área que atualmente é a cidade do automóvel, tendo o ex deputado José Edimar e Marlene como apoiadores da invasão. Já sabendo que não iriam permanecer no local por se tratar de uma área que já existia um projeto destinado à empresários, algumas negociações foram feitas e só assim conseguiram se alojar de forma precária o local que hoje é a Cidade Estrutural. De lá pra cá, a invasão cresceu desordenadamente vindo todos os problemas de uma cidade que não foi projetada.

Algumas lideranças fizeram a diferença a partir de 1994, esses líderes realmente conseguiam mobilizar uma boa parte dos moradores para conseguir o que a Cidade Estrutural possui hoje.

Mas infelizmente muitos usurpadores também surgiram intitulando-se liderança, mas na verdade só pensavam e pensam em sí. Sempre tentando enganar a população.

Desde que a Estrutural foi considerada RA (Região Administrativa) e instalada a primeira administração, as guerras internas de líderes começaram, confirmando a tese que uma boa parte que se diziam estar em prol dos moradores nunca estiveram, só queriam saber de benefícios próprios. O que prova essa história é o que todos vêem e presenciam, sempre quando há um novo administrador, surgem vários lideres no intuito de derruba-lo ao invés de se unirem para conseguir melhorias para a cidade e dessa forma novela mexicana é transmitida novamente.

Infelizmente, esses capítulos vão ser transmitidos muitas vezes, enquanto não houver liderança realmente ao lado do povo e os moradores não colaborarem fazendo sua parte, essa novela nunca acabará.

Por Francisco Gelielcon
Estrutural on-line

Um comentário:

  1. Parabéns pelo excelente texto que retrata exatsmente como era e o que è a cidade Estrutural atualmente.
    Se todos que se dizem lideres se unissem em torno de um só objetivo daria para atè eleher um representante para a Assembléia Legislativa. pena que a realidade è outra alguns lideres realmente se preocupa com o "POVO" porém è o " ppovo de sua casa.

    ResponderExcluir