Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

GDF anuncia mudança visual na nova frota de ônibus e data de quando vão começar atuar

Primeiros ônibus começam a circular no início do mês de julho.
Veículos terão cor clara, com detalhes na cor da bacia onde irão circular.

Os novos ônibus que começam a circular no Distrito Federal a partir do dia 1º de julho serão de cor clara, com detalhes em marrom, laranja, vermelho, amarelo ou azul. Cada cor corresponde a bacia selecionada para fazer a exploração da linha. A nova identidade visual dos veículos foi divulgada na edição do Diário Oficial do DF desta segunda-feira (10).
Segundo o governo, os primeiros 576  veículos fazem parte da bacia 5 e vão atender as regiões de Brazlândia, Ceilândia, SIA, SCIA, Vicente Pires e parte de Taguatinga. Esses novos ônibus terão a cor marron.
De acordo com o GDF, os ônibus articulados que vão fazer o percurso no Expresso DF , ligação entre Santa Maria e Gama ao Plano Piloto, serão os únicos a ter um padrão diferente. Os veículos serão totalmente amarelos.

O GDF concluiu na semana passada o processo de seleção das empresas que irão prestar os serviços básicos de transporte público no Distrito Federal pelos próximos dez anos.  A Viação Piracicabana, de São Paulo, foi a última empresa a assinar o contrato para explorar a  bacia 1 da nova frota de ônibus do DF.

A Secretaria de Transporte calcula que daqui a seis meses todos os novos ônibus do Distrito Federal estejam em circulação. O  processo de renovação de quase 90% da frota de ônibus do DF, lançado em 2 de março de 2012, foi marcado por questionamentos. De acordo com a Secretaria de Transporte, 165 ações administrativas e judiciais tentaram paralisar o processo.

Bacias
A concorrência pelo transporte público do DF foi dividida em cinco bacias. A empresa que vence uma etapa ficou impedida de disputar outro lote. Ao todo, 3 mil novos ônibus estarão nas ruas. A previsão do governo é que 700 veículos entre os 3.900 da frota atual permaneçam em operação.
A Viação Pioneira, que já assinou contrato com o GDF, será responsável pela bacia 2 com 640 ônibus. Esse lote se refere às regiões do Gama, Paranoá, Santa Maria, São Sebastião, Candangolândia, Lago Sul, Jardim Botânico, Itapoã e parte do Park Way.
A Expresso São José foi a vencedora da concorrência para a bacia 5, que atende as regiões de Brazlândia, Ceilândia, SIA, SCIA, Vicente Pires e parte de Taguatinga, e terá 576 veículos circulando.
A bacia 3, sob responsabilidade do Consórcio HP-ITA, terá uma frota de 483 ônibus e vai atender as regiões do Núcleo Bandeirante, Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e Riacho Fundo II
A  Auto Viação Marechal prestará serviços na bacia 4, que contará com 464 veículos que vão atender parte de Taguatinga, Ceilândia, Guará, Águas Claras e parte do Park Way.
A bacia 1 atende as regiões de Brasília, Sobradinho, Planaltina, Cruzeiro, Sobradinho II, Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Varjão e Fercal. É a menor bacia, com uma frota de 417 ônibus. A empresa selecionada foi a Viação Piracicabana.

Fonte: g1 DF

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.