Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Caravana da Educação no Guará e Estrutural

Na próxima segunda-feira (03/06) o Guará e a Estrutural receberão a "Caravana da Educação", com a participação do Secretário de Educação do Distrito Federal, Rafael Parente e equipe, acompanhado do coordenador da Regional de Ensino do Guará, Afrânio Barros, administradores regionais, lideranças comunitárias e políticas que irão visitar oito escolas da rede pública de ensino, sendo quatro escolas no Guará e quatro na Estrutural.

O objetivo da Caravana é conhecer, in loco, as fragilidades, os problemas enfrentados, e os projetos desenvolvidos nessas escolas.

As escolas que receberão a caravana são: o Centro de Ensino Fundamental nº 2, as Escolas Classe 1 e 2 e mais uma escola surpresa na Estrutural. No Guará serão visitados o Centro Educacional nº 3, o Centro de Ensino Fundamental nº 8, a Escola Classe nº 5 e mais uma escola surpresa.

As escolas que foram escolhidas para receber a Caravana foram tiradas de um relatório entregue pela Regional de Ensino do Guará ao secretário de educação.

De acordo com Afrânio Barros o projeto visa levantar a realidade das escolas e buscar um trabalho mais próximo."Como diz o nosso secretário: É estar no chão da escola vencendo as dificuldades para que a gente possa auxiliar na melhoria do atendimento e da aprendizagem dos nosso estudantes."

Na Escola Classe nº 5, última escola a ser visitada, será realizada uma reunião de avaliação da visita e de alinhamento das equipes da Regional de Ensino e do nível central da Secretária de Educação.

Conheça as escolas que receberão a Caravana:

Estrutural


Escola Classe nº 01: possui 1200 estudantes e oferta 17 turmas de Educação Infantil e 31 turmas de Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 3º ano), sendo que as 24 salas de aula encontram-se ocupadas nos dois turnos. A unidade possui Educação em Tempo Integral e atende 120 alunos, 60 no turno matutino e 60 no turno vespertino. A escola esteve interditada devido ao vazamento de gás metano entre 2012 e 2017.

Escola Classe nº 02: possui 660 estudantes e oferta 28 turmas de Ensino Fundamental – Anos Iniciais, sendo 10 turmas de 1º ano, 9 turmas do 2º ano e 9 turmas do 3º ano. Atualmente todas as 14 salas estão ocupadas nos dois turnos. A unidade escolar possui Educação em Tempo Integral e atende 40 alunos. A escola vem apresentando um avanço significativo nas aprendizagens dos estudantes e o número de estudantes defasados reduziu bastante.

Centro de Ensino Fundamental nº 02: possui 1800 estudantes, divididos nos três turnos. Oferta à comunidade Anos Iniciais (1º ao 5º ano), PAAE e EJA Noturno. No noturno conta com 12 turmas de EJA. . Na Educação de Período Integral 90 estudantes são atendidos. A unidade escolar conta com Supervisor Pedagógico e 4 coordenadores pedagógicos. A unidade trabalha com o reagrupamento e projeto interventivo, sendo que toda a escola participa e realiza reforço escolar no no turno contrário.

Guará


Centro de Ensino Fundamental nº 08: possui 1067 estudantes. Ofeta o Ensino Fundamental – Anos Finais (Regular e PAAE), EJA 1º e 2º segmentos. Atende nos três turnos. Em 2018, a escola abriu 11 turmas de correção de fluxo, obtendo 75% de aprovação. A estrutura física é boa, adaptado e atualmente atende às necessidades dos estudantes e professores. Possui quadra coberta, ambientes coletivos ao ar livre, sala de coordenação para professores, sala de vídeo, laboratório de informática e sala de leitura. Principais projetos: saboreando a leitura, interclasse de educação física e gincana cultural. Está implementando parceria com o Ministério Público do DF para atender estudantes abrigados e matriculados na unidade escolar.

Centro Educacional nº 03: atende estudantes de Ensino Médio, nos turnos matutino e vespertino. A unidade escolar sempre se destaca nos programas e concursos que participa (Jovem Escritor, Festival de Curtas, OBMEP, Feira de Ciências, dentre outros).

Escola Classe nº 05: atende a 531 estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Possui um bom espaço físico com dependências e vias adequadas a estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida. A escola possui uma trajetória de resultados bastante positivos, como demonstram os dados do IDEB. A unidade escolar participa do Projeto Educação em Movimento e desenvolve bons Projetos na área de aprendizagem, como Projeto Valores, Projeto da Sala de Leitura, Projeto Meio Ambiente, Projeto Interventivo e Recreio Dirigido.

Texto e imagens: Folha do Guará
Fonte: Folha do Guará
http://folhadoguara.blogspot.com/2019/05/caravana-da-educacao-no-guara-e.html

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.