Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Projeto social da Rotam muda vida de crianças da Estrutural

A estudante Giovana Duarte, 10 anos, gastava muito tempo brincando com o celular. Em casa, passava o dia entediada. Além da monotonia diária, sofria com crises de convulsão.

Há um ano, a rotina de Giovana mudou. Ela entrou no projeto social Rotam na Comunidade, que oferece aulas gratuitas de jiu-jitsu na sede da unidade policial. O tempo ocioso agora é preenchido com o esporte e as crises de convulsão acabaram. “Sempre tive o sonho de lutar”, confessa a empolgada lutadora.

A mudança na vida da estudante agradou em casa. A telefonista Glauce dos Anjos Duarte, mãe da Giovana, comemora. “O projeto veio para ajudar. Ela está mais obediente e disciplinada”.

O Rotam na Comunidade atende 50 crianças de 6 a 14 anos. “É a primeira experiência deles com o jiu-jitsu”, explica o sargento Harlen Graciano Perpétuo, idealizador do projeto ao lado do cabo Bernardo Campos, que acrescenta: “sempre tive o sonho de retribuir um pouco do que a vida me proporcionou”.

Os policiais militares levam os ensinamentos e a doutrina do jiu-jitsu às crianças e adolescentes da Estrutural. As aulas são ministradas de segunda a quinta-feira, das 16h às 17h.

O resultado aparece em forma de assimilação de valores, melhora no comportamento, melhoria no rendimento escolar e redução de situações de conflitos. “A gente recebe muito mais do que dá a eles”, admite o agradecido sargento Perpétuo.

O multicampeão de jiu-jitsu, o cabo Bernardo Campos, explica que o objetivo não é garimpar talentos. Mas os jovens que se destacam ganham uma atenção especial. “Eles participaram de dois campeonatos em Brasília e saíram-se muito bem, inclusive subindo ao pódio”.

Para os instrutores, o projeto social traz um grande retorno também para a Polícia Militar. “Hoje as crianças se empolgam ao ver uma viatura”, regozija-se Bernardo.

Instalado na Cidade do Automóvel, o Batalhão da Rotam fica próximo a uma das regiões mais vulneráveis do Distrito Federal, a Estrutural. As aulas de jiu-jitsu pretendem dar esperança aos jovens e motivação para vencer as adversidades do local onde moram.



Escrito por Alan Borges
Fonte PMDF

3 comentários

  1. Amanhã (25/04), vou lá para tirar várias dúvidas e postarei no blog.

    ResponderExcluir
  2. Esclarecimentos sobre o projeto de Jiu-jítsu no batalhão da ROTAM no SCIA.

    https://www.estruturalonline.com/2019/04/esclarecimentos-sobre-o-projeto-de-jiu.html

    ResponderExcluir
  3. Copie e cole o link na barra do seu navegador ou acesse diretamente pelo blog.

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário.