Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Orientação em Fisioterapia na Estrutural

Orientação em Fisioterapia na EstruturalO Centro de Saúde nº 04 da Estrutural oferece à população o serviço de orientação em fisioterapia. Nele, os pacientes tem a oportunidade de esclarecer dúvidas e receber orientação de como amenizar a dor relacionada à sua patologia. Na última, sexta-feira (11), a palestra foi sobre DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) e LER (Lesões por Esforços Repetitivos). Foram abordados os sintomas, causas e cuidados.

A reunião acontece mensalmente e a fisioterapeuta Thanice Carvalho salientou a quantidade de pacientes que chegam à unidade com problemas de saúde relacionados ao trabalho. Destacou que o objetivo é focar na prevenção. “Nós trabalhamos para que o paciente tenha mais informação sobre a patologia dele. Outra abordagem é mostrar o que ele pode fazer para melhorar esse estado. Esse é um trabalho preventivo que iniciamos para evitar as demandas para a atenção secundária, como, por exemplo, um procedimento cirúrgico. Infelizmente, ele procura o médico porque já está com o problema de saúde instalado”, afirmou.


A LER e DORT são problemas de saúde relacionados ao trabalho, sendo doenças caracterizadas pelo desgaste de estruturas do sistema musculoesquelético que atingem várias categorias profissionais. Na reunião, estavam presentes profissionais como manicure, cozinheira, lavadeira e pedreiro. “Esses pacientes ficam curvados ou em pé por horas. Isso sem dúvida, com o passar dos anos, trará algum problema de saúde. É o desgaste do corpo, mas com a fisioterapia, ensinando os movimentos e postura correta, é possível aliviar esse quadro. Exercício e atividade física são essenciais, mas o sucessodo meu trabalho depende do empenho e mudança de atitude do paciente”, afirmou Thanice.

Na Estrutural, são as equipes do programa Estratégia em Saúde da Família que encaminham o paciente para a palestra quando detecta algum distúrbio cinético-funcional (da biomecânica e funcionalidade humana) decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos, como o muscular. O acolhimento também direciona para o grupo as demandas espontâneas que surgem no centro de Saúde. O Hospital Regional do Guará possui atendimento em Fisioterapia, mas é necessário o encaminhamento médico para o tratamento.


LER – DORT
A LER ou DORT são as manifestações de lesões decorrentes da utilização excessiva, imposta ao sistema musculoesquelético, e da falta de tempo para recuperação. Lesões neuro-ortopédicas como as tendinites, sinovites, compressões de nervos periféricos podem ser identificadas ou não.


Os fatores de risco não são necessariamente as causas diretas das LER - DORT, mas podem gerar respostas que produzem as LER – DORT. Os fatores de risco não são independentes, interagem entre si e devem ser sempre analisados de forma integrada. Envolvem aspectos biomecânicos, cognitivos, sensoriais, afetivos e de organização do trabalho.

Alguns fatores incluem:

•Posto de trabalho que force o trabalhador a adotar posturas, a suportar certas cargas e a se comportar de forma a causar ou agravar afecções musculoesqueléticas.

•Posturas incorretas.

•Carga mecânica musculoesquelética. Entre os fatores que influenciam a carga musculoesquelética, encontramos: a força, a repetitividade, a duração da carga, o tipo de preensão, a postura e o método de trabalho. A carga musculoesquelética pode ser entendida como a carga mecânica exercida sobre seus tecidos e inclui:

Diferentemente do que ocorre com doenças não ocupacionais, as doenças relacionadas ao trabalho têm implicações legais que atingem a vida dos pacientes. O seu reconhecimento é regido por normas e legislações específicas a fim de garantir a saúde e os direitos do trabalhador.


Fonte: SES-DF

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.