Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Estrutural registra queda de 47% nos casos de homicídio

 Entre janeiro e setembro deste ano ocorreram 20 mortes violentas, contra 38 no mesmo período do ano passado

Levantamento divulgado hoje pela Secretaria de Segurança Pública aponta redução da criminalidade na Vila Estrutural como é o caso dos homicídios, que despencou 47,4%, passando de 38 casos entre janeiro e setembro do ano passado contra 20 registros neste ano.
 


                                      Mary Leal
 
"O trabalho conjunto das forças de Segurança Pública na Estrutural tem contribuído para a redução da maioria das tipificações criminais registradas na cidade, como acontece, tamb´me, com os crimes contra o patrimônio",

ressaltou o secretário responsável pela pasta, Sandro Avelar.

A tendência de queda nos crimes contra a vida também é seguida pelos delitos contra o patrimônio, como o roubo à comércio, que teve 25 registros do crime neste ano contra 56 em 2012 (redução de 55,4%).

Além da redução da maioria das naturezas criminais, alguns crimes não tiveram registros no último mês da Estrutural, como é o caso do latrocínio, crime hediondo até mais grave do que o homicídio, e do roubo com restrição de liberdade, que tem sofrido queda mensalmente graças à atuação das polícias civil e militar.

"Essa é uma conquista muito importante para a Segurança Pública do Distrito Federal e mostra que nosso objetivo em reduzir a zero a criminalidade no DF tem sido cumprido. Essa é uma marca que merece ser comemorada", completou Avelar.

Outros crimes que também sofreram redução foi o roubo a residência, com o registro de um único caso em 2013 contra quatro casos no ano passado (75% de redução), roubo a postos de gasolina, com apenas um registro este ano contra sete em 2012 (redução de 85,7%). O roubo a transeunte também sofreu redução de 32,8%, com o registro de 92 casos neste ano e 137 no mesmo período do ano passado.

Os casos de furtos a residência também recuaram. Neste ano, 60 casas foram furtadas e em 2012 esse número foi de 124 casas furtadas, o que representa uma queda de 51,6%. Os furtos a veículo e comércio também diminuíram, com redução de 13,7% e 18,9%, respectivamente.

Em consonância com a redução das naturezas criminais, houve o aumento da produtividade policial em decorrência das prisões efetuadas na cidade. Houve o aumento substancial do número de prisões por tráfico de drogas, 48,1% (40 prisões neste ano contra 27 em 2012), por uso e porte de drogas, 28,8% (em 2013 foram feitas 67 prisões e no ano passado 52) e também pela posse ou porte indevido de arma, 8,7% (50 pessoas presas este ano e 46 no ano passado).

Outra marca que merece destaque por parte da atuação policial é a localização de veículos. Houve o aumento de 11% nesse índice com 121 veículos localizados neste ano e 109 em 2012.


Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.