Lixão sem data para fechar - Estrutural On Line

Últimas notícias

Post Top Ad

Galeria Estrutural on line logo%2Bexalte%2Bao%2Bsenhor%2Bpara%2Bo%2Bblog

Post Top Ad

ESTRUTURAL - DF TEMPO AGORA

18 de set de 2013

Lixão sem data para fechar

Estrutural. Paralisada no final de julho, concorrência para construção do aterro sanitaário de Samambaia aguarda apreciação do TCDF
Faltando menos de um ano para o encerramento do prazo que determina a extinção dos lixões em todo o país, o Distrito Federal ainda amarga dificuldades para conseguir desativar o lixão da Estrutural.


A licitação para construção do aterro sanitário de Samambaia, que substituirá a Estrutural como ponto final de descarte de resíduos, ainda não foi concluída pelo GDF.


Lançada em janeiro, a concorrência já foi paralisada duas vezes pelo TCDF (Tribunal de Contas do Distrito Federal). A espera da apreciação dos conselheiros, o governo agora empurra a promessa do fechamento do lixão para 2014. “Já conversei pessoalmente com os conselheiros e tenho a expectativa que o edital será liberado em, no máximo, duas semanas”, afirma o presidente do SLU, Gastão Ramos. ...


Mesmo que a previsão se confirme e que a concorrência caminhe sem novos recursos, o período de chuvas impedirá que as obras do aterro sanitário sejam concluídas até dezembro. “Posso assegurar que até a Copa do Mundo fecharemos. O DF não vai contrariar a lei de resíduos sólidos”, afirma Gastão Ramos. A lei federal determina que até agosto de 2014 não haja mais lixões no país.


O atraso do DF tem sido tema de conferências sobre meio ambiente em todo o país. “A Estrutural é o maior lixão do Brasil. Esta situação é inadmissível para uma cidade que tem os recursos e a infraestrutura necessária para construir um aterro sanitário”, afirma Albino Alvarez, pesquisador do Ipea.

Por Érica Montenegro
Fonte: Jornal Metro Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade