Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Estrutural diz: Não ao trabalho infantil!

Estrutural diz: Não ao trabalho infantil!


Por iniciativa da Rede Social da Estrutural formada por diversos órgãos entre eles a Secretaria de Estado da Criança do Distrito Federal, entidades e comunidade, nesta sexta-feira dia 14 de junho de 2013 a partir das 8 horas na Praça Central da Estrutural vai acontecer o evento de enfrentamento ao Trabalho infantil. Serão realizadas muitas danças, brincadeiras, músicas e esportes para as crianças e seus familiares.

Durante toda a semana as unidades que ofertam Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e as escolas da Cidade Estrutural oferecerão aos seus alunos atividades pedagógicas de sensibilização sobre o tema: Não ao Trabalho Infantil. Os materiais produzidos serão utilizados no dia do evento para sensibilizar a comunidade sobre a importância de cuidarmos das nossas crianças e adolescentes, garantindo a eles o direito de viverem plenamente sua infância.

A Cidade Estrutural é conhecida por receber o lixo recolhido de todo o Distrito Federal e pelo trabalho dos catadores no lixão. A estimativa é de que aproximadamente 200 crianças e adolescentes estejam entre os trabalhadores, vivenciando uma das piores formas de trabalho infantil, já que ainda não possuem desenvolvimento físico, psicológico e social para esse exercício laboral. É difícil saber ao certo quantas crianças e adolescentes trabalham no lixão, pois eles evadem do local quando identificam um mapeamento.

O enfrentamento ao trabalho infantil é feito há mais de dez anos, quando a Estrutural ainda nem era região administrativa. Desde então as famílias são sensibilizadas e encaminhadas para programas de geração de emprego e renda, e as crianças e adolescentes inseridas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, em atividades socioeducativas no contraturno escolar e acompanhadas na frequência à escola.

O Dia Mundial contra o Trabalho Infantil é comemorado desde 2002 no dia 12 de junho, em uma ação coletiva entre a Organização Internacional do Trabalho (OIT), de órgãos federais, estaduais, municipais e da iniciativa privada para reforçar a mensagem de que a infância é um período para brincar e aprender, e não de trabalhar.



Fonte: Secretaria de Estado da Criança do Distrito Federal

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.